quarta-feira, 18 de julho de 2012

ZPE de Macaíba deve impulsionar exportações do RN

Área de livre comércio beneficia as empresas com isenção de tributos e ainda desenvolve a economia da região metropolitana.

O Rio Grande do Norte recebe nesta quarta-feira (26) uma grande notícia para a economia: a aprovação da Zona Processamento de Exportação (ZPE) para Macaíba, na região metropolitana de Natal feita pelo Conselho Nacional das ZPEs. A Zona é uma área de livre comércio onde as empresas produzem e exportam com isenção de tributos, impulsionando a geração de emprego e renda para a população. 

A cidade de Macaíba foi escolhida pelo parque industrial formado pelo Distrito Industrial e pelo Centro Industrial Avançado de Macaíba (CIA) que comportam hoje empresas do setor de alimentos, informática, têxtil e material para produção de produtos.

O projeto foi desenhado pela Prefeitura de Macaíba, pelo Governo do Estado e pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), que juntamente com os empresários formalizaram um espaço para a implantação da ZPE. O local escolhido será construído na rodovia que liga Macaíba a Natal e aos municípios do interior do Estado, na BR-101, a Reta Tabajara com mais de 160 hectares. 

O Rio Grande do Norte possui também o projeto de ZPE do Vale do Açu, com produção voltada para a fruticultura. Agora, as exportações da região metropolitana de Natal devem  aumentar ainda mais, principalmente pelo reconhecimento da area de livre comércio e atração de novas empresas.  

Foto: Elpídio Júnior
Segundo de Paula, secretário de Desenvolvimento Econômico.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, comemorou o resultado da aprovação. "Foi uma luta muito grande para conseguirmos mais uma ZPE para o Estado, que vai melhorar o desenvolvimento econômico e social de todos. Agora, vamos trabalhar com a atração de investimentos, principalmente as empresas com produtos com alto valor agregado e lutar pela implantação do aeroporto de São Gonçalo", afirma.

As ZPEs trabalham na atração de investimentos estrangeiros, no fortalecimento da economia, na promoção da inovação tecnológica, na geração de empregos, no desenvolvimento econômico e social e no aumento das exportações. 

De acordo com a prefeita de Macaíba, Marília Dias, desde 1998 que o projeto vem sendo desenhado - em parceria com o deputado federal Henrique Alves - faltando apenas os detalhes para tornar viável o equipamento. "Agora é o momento de Macaíba crescer e virar referência para o Rio Grande do Norte e o Brasil. Estamos entre dois aeroportos, próximo ao Porto de Natal, com possibilidades de escoamento de todos os lados e como porta de entrada para novos produtos", garante a prefeita. 

Marília Dias lembrou ainda dos avanços da cidade no setor de energia, com a localização dos gasodutos e da implantação de empresas de energias renováveis
FONTE: ZP MACAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário